Blog AcoCorten
Aço Corten: Durabilidade e estilo AÇODECOR O que é aço corten?

Fácil adaptabilidade, alta resistência à corrosão, rápida instalação e maior durabilidade. Basta citar esses quatro atributos para entender porque o aço corten vem se tornando uma alternativa cada vez mais valorizada para acabamentos e decoração de áreas internas e externas.

O aço patinável, mais conhecido pelo nome de aço corten, possui acabamento naturalmente oxidado e é amplamente utilizado por engenheiros e arquitetos. Foi descoberto na década de 30 nos Estados Unidos e usado inicialmente para a construção de vagões devido à sua alta resistência à corrosão.

Por volta de 1960, o material passou a ser usado também na arquitetura. Seu acabamento singular e durabilidade o fizeram um material desejável em muitos projetos.

Por que o aço corten é tão resistente?

Os engenheiros seguiram os passos dos arquitetos e as aplicações dos aços de alta resistência e baixa liga, resistentes à corrosão atmosférica, foram se expandindo. A partir do lançamento do Corten até os dias de hoje, desenvolveram-se outros tipos de aços com características semelhantes, que constituem a família dos aços conhecidos como patináveis.

Principais características do aço patinável?

é que sob certas condições ambientais de exposição aos agentes corrosivos, este tipo de aço pode desenvolver uma película de óxido de cor avermelhada aderente e protetora, chamada de pátina, que atua reduzindo a velocidade do ataque dos agentes corrosivos presentes no meio ambiente.

Onde ele pode ser aplicado?

Os aços patináveis são utilizados no mundo todo na construção de edifícios de múltiplos andares, passarelas, pontes, defensas, viadutos, torres de transmissão, telhas, edifícios industriais, entre outros.

É aplicável também na fabricação de esculturas e objetos decorativos. No Brasil este tipo de aço possui grande aceitação entre os arquitetos. Um exemplo da sua utilização é a estrutura da Catedral de Brasília e do edifício-sede da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais (ABM), em São Paulo, dentre inúmeras pontes e viadutos espalhados por todo o país.

Além de dispensar a pintura em certos ambientes, os aços patináveis possuem uma resistência mecânica maior que a dos aços estruturais comuns.

Esta vantagem é melhor observada em ambientes extremamente agressivos, como regiões de orla marítima e também regiões que apresentam grande poluição de dióxido de enxofre. Em ambas situações, os aços patináveis apresentam uma proteção superior àquela inerente aos aços comuns.

Como usar o aço corten na decoração?

O aço corten dialoga facilmente com outros elementos utilizados na construção como o concreto aparente, madeira e tijolos, levando um ar contemporâneo para as fachadas residências.

Já em ambientes internos, para quem gosta do charme e sofisticação mas não quer ousar muito, ainda existe a possibilidade de utilizá-lo em pequenos detalhes como em estatuetas, revestindo nichos, aplicado em pequenas doses em paredes e até mesmo em painéis para separar ambientes.

Jardins e quintais também podem ser beneficiados com a beleza e sofisticação do aço corten. O material pode dar origem a vasos e floreiras, bancos e mesinhas para jardim, estruturas pergoladas, entre outros, se destacando muito bem em meio ao verde do ambiente.

Contacte-Nos para seu projeto
Prodip Ghosh
Oct 18, 2016

Curabitur eleifend mattis velit, gravida posuere mauris dapibus non.

Reply

POSTAGEM RECENTES

Pergolados.
Set 20, 2018

CATEGORIAS